“O Cenário de dificuldade financeira chegou também em Jaguariúna”, com esta frase o Assessor da Secretaria de Administração e Finanças, Wagner Ferreira de Brito iniciou sua explanação na Audiência Pública para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais. A Audiência foi realizada no dia 25 de maio na sala das sessões da Câmara Municipal seguindo o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101, de 04 de Maio de 200).
Conduzida pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, que tem como membros os Vereadores Luiz Carlos de Campos (Bozó), Luiz Gustavo Gothardo (Guga) e Rita Bergamasco, a audiência foi aberta pelo Presidente da Casa, Adilson Abrucez que ao fazer uso da palavra afirmou que a saída é, sem dúvida, fechar as torneiras da administração pública, e voltar os olhos para o que é essencial para a comunidade.
A explanação do representante do executivo deixou clara a necessidade de apertar cada vez mais e diminuir os gastos em todas as áreas. Para se ter uma ideia , o orçamento do Município é de R$ 354.670.306,66 (trezentos e cinquenta e quatro milhões, 670 mil, trezentos e seis reais e quarenta e quatro centavos) , e deste valor 42% são direcionados para pagar a folha de pagamento.