O presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna Afonso Lopes da Silva, o Silva, participou, ao lado de demais vereadores, das homenagens aos 90 anos da Revolução de 1932. O evento foi realizado neste sábado, dia 9 de julho, no museu da Fazenda da Barra. A celebração contou com a presença de militares do Exército Brasileiro e do grupo Trincheiras de Jaguariúna que explicarão aos presentes com foi a Revolução.
As pessoas que contribuem e contribuíram com a memória e a história da Revolução receberam uma homenagem. Além delas, os funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana que mais se destacaram no trabalho realizado durante o ano também foram homenageados. O tanque de guerra que recebeu o nome da cidade de Jaguariúna esteve no local para quem quisesse conhecer de perto como funciona.
Segundo Afonso Lopes da Silva, a data é muito importante e merece ser lembrada. “Jaguariúna é marcada pelo valor e importância que dá para sua história, do estado, do país e do mundo. A Revolução de 1932, independente do resultado bélico, serviu para que tivéssemos uma nova Constituição Brasileira. Essa lição sempre deve ser passada para as novas gerações”, ressaltou.
A Revolução Constitucionalista foi um movimento iniciado em 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil. O levante não foi em vão, pois em 1934 era promulgada a nova Constituição brasileira.