O vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva, participou, na última quinta-feira (22), de uma reunião da Comissão Parlamentar de Saúde do Parlamento Metropolitano da RMC. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Inadiatuba e serviu para a troca de ideias e dificuldades na área da Saúde nas cidades que compõem a RMC. Silva é o vice-presidente da comissão, que tem como presidente a vereadora Silvene Carvalini, de Indaiatuba.
Durante a reunião, os vereadores deliberaram em fórmular um oficio, contendo todas as demandas das cidades, que será entregue ao Secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva, convidado para participar da sessão do Parlamento Metropolitano da RMC do mês de setembro, prevista para acontecer na Câmara Municipal de Campinas.
No caso de Jaguariúna, a Central de Regulação de Vagas está com dificuldade para conseguir acesso para os pacientes em algumas especialidades e exames, gerando uma demanda reprimida e fila de espera
expressiva:
ESPECIALIDADES
- Neurocirurgia
- Ortopedia Adulto – Joelho, ombro, quadril
- Urologia – tratamento de cálculos renais
PROCEDIMENTOS - Cateterismo Cardíaco
EXAMES - Colonoscopia
- Espirometria
- Audiometria Tonal Vocal
Vale ressaltar que todas essas solicitações são emitidas por médicos especialistas,
demonstrando que o município tem conseguido atender a demanda dentro da sua capacidade
resolutiva, necessitando de outros serviços para continuidade do cuidado.
Silva salienta a importância de discutir os problemas, e buscar soluções, de forma conjunta entre as cidades. “Cada município tem os seus problemas, dentro de suas peculiaridades. Através deste ofício, unificaremos nossas demandas e apresentaremos ao secretário estadual, que certamente buscará nos atender da forma mais breve possível”, ressaltou.
Também participaram do encontro o presidente do Parlamento Metropolitano da RMC e da Câmara Municipal de Indaiatuba, Jorge Luis Lepinsk, mais conhecido como Pepo e Hélio Alves Ribeiro, ex-presidente do Parlamento Metropolitano e também vereador de Indaiatuba.