Audiência Pública para discussão do Plano Diretor acontece nesta segunda-feira (9), na Câmara
A Câmara Municipal de Jaguariúna realiza, nesta segunda-feira, uma audiência pública para estudos do Projeto de Lei Complementar nº 013/2021, do Executivo Municipal, que institui o novo Plano Diretor e estabelece as diretrizes e proposições de desenvolvimento territorial no…
Os trabalhos da audiência serão comandados pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo. O presidente da comissão é o vereador Romilson Nascimento Silva. O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.
Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o Plano Diretor busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda às necessidades coletivas de toda a população. No Brasil, as bases para o planejamento das cidades estão estabelecidas no Estatuto da Cidade (lei 10.257/2001). Ele pode ser considerado o principal marco legal para o desenvolvimento das cidades, junto à Constituição de 1988, de onde originam seus princípios e diretrizes fundamentais. Ele estabelece as normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.