Câmara aprova homenagem à ativista Vânia Pereira Queiroz no Centro Municipal do Autismo
A Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou, nesta terça-feira, 03/03, durante a 4ª sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 34/26 do Executivo, que denomina o novo Centro Municipal do Autismo da cidade com o nome de Vânia Pereira Queiroz. A iniciativa é um reconhecimento público à…
Uma vida dedicada à causa
Vânia, que chegou a Jaguariúna ainda bebê, construiu raízes profundas na cidade. Sua jornada na causa autista ganhou força em 2019, quando seu filho, Matheus Rafael, foi diagnosticado com TEA em nível não verbal. Longe de se deixar abater pelas dificuldades, Vânia tornou-se uma voz ativa na comunidade. Ela ingressou no curso de Psicologia para buscar suporte técnico não apenas para o filho, mas para auxiliar outras famílias que enfrentavam desafios semelhantes, tornando-se uma referência de empatia e resiliência em Jaguariúna.
Legado de inclusão
Vânia faleceu precocemente aos 34 anos, vítima de uma pancreatite aguda, mas seu esforço pela melhoria das políticas públicas voltadas às "famílias atípicas" deixou marcas permanentes. "A denominação deste centro representa o reconhecimento de uma trajetória de dedicação e amor incondicional. Os valores de Vânia se alinham perfeitamente à missão deste equipamento público", destaca o texto da justificativa do projeto.
O Centro Municipal do Autismo
Com a aprovação, o local que esta em fase final de construção e será inaugurado no dia 20 de março, passa a se chamar oficialmente “Centro Municipal do Autismo Vânia Pereira Queiroz”. O espaço é peça fundamental na rede de saúde e assistência da cidade, oferecendo suporte especializado e promovendo a autonomia dos autistas, honrando assim o desejo de Vânia de ver uma sociedade mais inclusiva e preparada.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.