Câmara aprova projeto de lei voltado aos professores
A Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou durante a 13ª Sessão Ordinária e 12ª Extraordinária realizadas na noite desta terça-feira, 12, o Projeto de Lei n.º 080/25 – Executivo Municipal voltado aos professores, que busca regularizar o pagamento do adicional correspondente a um…
A medida se aplica aos docentes que atuam com carga suplementar, ou seja, que ampliam temporariamente sua jornada de trabalho regular. O objetivo principal, segundo o autor, é dar segurança jurídica à remuneração desses profissionais.
Atualmente, a legislação local já prevê o pagamento da carga suplementar, mas não menciona expressamente o adicional de um terço destinado a atividades como planejamento de aulas, correção de provas e reuniões pedagógicas. Essa lacuna poderia gerar questionamentos e até mesmo ações judiciais.
A iniciativa, segundo o autor, está em consonância com a Lei Federal nº 11.738/2008, conhecida como Lei do Piso do Magistério, que prevê esse adicional. O Executivo alegou que a medida é considerada justa, legal e necessária, corrigindo uma falha na legislação municipal e reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais da educação.
O projeto também destaca que o aumento da jornada de trabalho é voluntário e temporário, respeitando os limites legais. Além disso, o texto ressalta que a proposta está em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme um estudo de impacto orçamentário-financeiro apresentado com a proposta. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Davi Neto para se tornar lei.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.