Presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna agora também preside o Parlamento Metropolitano da RMC
O presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva, é agora também o presidente do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Silva, antes vice presidente do Parlamento, assume o cargo após o pedido de afastamento…
O Parlamento Metropolitano da RMC reúne presidentes das 20 câmaras municipais das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas. Mensalmente, o Parlamento se reúne em sessões ordinárias, em cada uma das cidades, para apresentar e discutir assuntos individuais de cada município, para servir de norte aos demais e também temas coletivos, de interesse regional. Também são apresentadas palestras e reuniões com os mais diversos órgãos, municipais, estaduais e federais, com discussão de demandas mútuas.
Participante assíduo das reuniões do Parlamento Metropolitano desde 2019, Afonso Lopes da Silva já foi tesoureiro e vice-presidente. Através de seu intenso trabalho junto aos demais municípios, conseguiu, entre outros avanços, que os ônibus da linha 612, que liga Jaguariúna a Campinas, entrassem no Terminal Metropolitana Magalhães Teixeira, o que não acontecia, fazendo com que os passageiros percorressem um longo caminho a pé.
Segundo Silva, assumir a presidência do Parlamento Metropolitano é um dos maiores desafios de sua trajetória política. "Ao longo da minha vida pública tive e tenho o privilégio de trabalhar pelo benefício da população e não será diferente agora. Nossa região é extremamente importante e merece uma ação incansável do Parlamento para buscar ações conjuntas e efetivas. Sinto orgulho de estar aqui, mas também sei das responsabilidades que este cargo me imputa", afirmou.
No encontro desta sexta-feira, em Americana, foram definidos detalhes como a agenda das próximas reuniões, formatação do próximo período eleitoral do Parlamento e a confirmação de uma reunião com membros do Ministério Público, prevista para o início de 2023.
Com a posse de Afonso Lopes da Silva como presidente do Parlamento Metropolitano. Jaguariúna ganha ainda mais destaque em âmbito regional, já que o prefeito Gustavo Reis é também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Um encontro entre os dois órgãos, Parlamento e Conselho de Desenvolvimento, já foi marcado para o final do mês de novembro, na cidade de Campinas.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.