Vereadores aprovam projeto voltado para Inovação, Ciência e Tecnologia
Os vereadores de Jaguariúna aprovaram durante a 6ª sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 25, o Projeto de Lei n.º 015/25 do Executivo, cria o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (CMICT) e do Fundo Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (FMICT) em…
A iniciativa, segundo o autor, visa impulsionar o desenvolvimento tecnológico e social do município, reconhecendo a importância da inovação como motor de crescimento econômico.
O CMICT atuará na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas para a ciência e tecnologia, garantindo que as iniciativas atendam às necessidades da população. Além disso, o conselho estimulará a realização de cursos, oficinas e seminários para capacitar a população para o mercado de trabalho do futuro.
O FMICT, por sua vez, financiará projetos inovadores e pesquisas que busquem soluções para os desafios da cidade, promovendo a eficiência dos serviços públicos e a inovação nas empresas. O fundo também destinará recursos para projetos de inclusão social, visando reduzir as desigualdades e criar oportunidades de emprego.
A criação do CMICT e do FMICT busca fortalecer a base técnico-científica de Jaguariúna, através da colaboração entre universidades, centros de pesquisa e empresas. O projeto não acarreta aumento de despesas para o município e prevê mecanismos de controle para garantir a transparência e a eficiência na utilização dos recursos.
Trabalhos na Casa
Ainda durante os trabalhos, foram apresentadas dez indicações, 15 requerimentos e uma moção. Na ordem do dia, foram apresentados em discussão única um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Lei. E também um Projeto de Lei em primeira discussão e outro em segunda discussão.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.