Câmara aprova projeto para instalação de Cartório Eleitoral em Jaguariúna
Durante a 9ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 28/04, a Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Justiça Eleitoral para a instalação e manutenção no município do Cartório Eleitoral da 333ª Zona…
Até então sediada em Pedreira, a unidade cartorária será transferida para Jaguariúna após uma demanda formal apresentada pela própria Justiça Eleitoral. A mudança visa aprimorar o atendimento aos eleitores e fortalecer a infraestrutura administrativa do órgão na região.
▪️Cooperação e rateio de custos
O novo texto substitui uma norma de 2007, trazendo mais segurança jurídica e transparência para a administração municipal. O projeto estabelece diretrizes claras sobre o rateio das despesas de manutenção entre os três municípios que compõem a zona eleitoral: Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse.
A participação financeira de cada ente federativo será proporcional, respeitando os princípios da responsabilidade fiscal e da boa governança.
Segundo a justificativa da proposta, a medida é acompanhada por um estudo de impacto orçamentário-financeiro, assegurando que a assunção desses novos encargos não comprometa as contas públicas.
Para os parlamentares, a instalação do cartório em território jaguariunense representa um ganho estratégico para a cidade e para o cidadão, facilitando o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e consolidando o princípio de cooperação entre os municípios vizinhos.
Com a aprovação, o município está autorizado a fornecer o apoio institucional necessário, incluindo infraestrutura e suporte logístico, garantindo a continuidade e a qualidade da prestação dos serviços eleitorais para toda a região abrangida pela 333ª Zona.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.