Notícia14 de set. de 2018
Câmara de Jaguariúna aprova a criação da Campanha "Abuso Sexual no ônibus é crime"
Foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 59/2018, de autoria do vereador David Hilário Neto, que dispõe sobre a campanha "Abuso sexual no ônibus é crime". A lei prevê o combate dos atos de abuso sexual e violência nos ônibus do sistema municipal de transporte público…
14 de setembro de 20181 min de leituraAtualizado em 05 de fev. de 2019
Foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 59/2018, de autoria do vereador David Hilário Neto, que dispõe sobre a campanha "Abuso sexual no ônibus é crime". A lei prevê o combate dos atos de abuso sexual e violência nos ônibus do sistema municipal de transporte público coletivo de passageiros, consistente em ações afirmativas, educativas e repreensivas.
Entre outras ações, estão previstas promoção de campanhas educativas e não discriminatórias contra o abuso sexual, criação de cartilhas com explicações sobre o abuso sexual nos ônibus e o passo a passo para a denúncia da agressão sexual, treinamento de funcionários do sistema municipal de transporte público coletivo de passageiros, com foco na orientação sobre como agir nos casos de abuso sexual e colocação de cartazes nos ônibus com frases, tais como: “Você está sendo filmado”; “Você é responsável por suas atitudes” e “Abuso sexual no ônibus é crime”.
Segundo David Hilário Neto, "a campanha tem como diretriz o combate efetivo a todas as formas de violência, preconceito e discriminação contra as mulheres, com criação de fóruns de diálogo, visando construir, conjuntamente, propostas de políticas e serviços públicos para o enfrentamento do abuso sexual e da violência contra as mulheres no sistema municipal de transporte público coletivo de passageiros", salientou.
Para efeitos da lei, as câmeras de vídeo monitoramento e o sistema GPS dos ônibus deverão ser utilizados para que as mulheres possam reconhecer os assediadores e identificar o exato momento do abuso sexual, devendo ser disponibilizados para a efetivação da denúncia de abuso sexual junto aos órgãos de repreensão do Estado. O Poder Público Municipal terá canal de comunicação para recebimento de denúncias de abuso sexual no ônibus, podendo, para tanto, se utilizar de telefone, SMS e outros meios eletrônicos disponíveis na internet, com ampla divulgação nos ônibus e espaços públicos do referido canal de denúncia, resguardando o direito ao anonimato.
Galeria · 1 foto
Continue lendo
Outras matérias
19 de junho de 2026
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
18 de junho de 2026
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.
12 de junho de 2026