Câmara define comissões na primeira sessão ordinária do ano
A Câmara de Jaguariúna realizou nesta terça-feira (04/2) a 1ª Sessão Ordinária da nova legislatura. Foram discutidos 22 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 3 Moções (congratulações e aplausos) e 10 Indicações (sugestões). Destaque para a formação das comissões…
Destaque para a formação das comissões permanentes para o biênio de 2025/2026 e para a aprovação do Projeto de Lei n.º 005/2025 do Executivo, que tramitou em regime de urgência e que visa captar crédito para ser investido no sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto do município.
As votações que escolheram os membros das comissões ocorreram logo no início dos trabalhos da Casa e ficaram da seguinte forma:
I – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO:
Presidente: Paula Savioli
Vice-presidente: Priscila Adabo
Secretário: Graça Albaran
II – COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE:
Presidente: Jorge Fisio
Vice-presidente: Geruza Reis
Secretário: Rafael Blanco
III – COMISSÃO DE OBRAS, PLANEJAMENTO, SERVIÇOS PÚBLICOS, ATIVIDADES PRIVADAS E TRANSPORTES
Presidente: Paula Savioli
Vice-presidente: Zé Muniz
Secretário: Geruza Reis
IV – COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, LAZER E TURISMO
Presidente: Zé Muniz
Vice-presidente: Dr. Elcio
Secretário: Polaco
V – COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, USO, OCUPAÇÃO E PARCELAMENTO DO SOLO:
Presidente: Rafael Blanco
Vice-presidente: Priscila Adabo
Secretário: Graça Albaran
VI – COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA:
Presidente: Ana Paula Espina
Vice-presidente: Jorge Fisio
Secretário: Cristiano Cecon
VII – COMISSÃO PARA ASSUNTOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS:
Presidente: Polaco
Vice-presidente: Ana Paula Espina
Secretário: Jorge Fisio
Já o Projeto de Lei n.º 005/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação e crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União, e de outras providências, foi aprovado por unanimidade, com a ausência da vereadora Ana Paula Espina, que está afastada por motivos de saúde.
O Executivo, autor do projeto, explica que os recursos serão alocados para ampliação da ETE Camanducaia, para universalização dos serviços de esgotamento sanitário para 100% de coleta e tratamento de esgoto, viabilizando o desenvolvimento sustentável do município, com a melhoria da qualidade das águas e da qualidade de vida dos munícipes.
Também está prevista a substituição de adutoras de água potável da rede de distribuição da cidade, para efeito de mitigar a ocorrência de vazamentos e perdas físicas de água tratada. Está planejada ainda a substituição de 5.751 metros de tubulação de duas das principais adutoras de água potável da cidade. Medidas que pretendem pôr um fim à falta de água em Jaguariúna.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.