Campanha contra o câncer de boca é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna
A cada ano, 14.700 pessoas são diagnosticadas com câncer no Brasil. Entre os mais frequentes, está o de boca, o quinto colocado. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Por isso, a Prefeitura de Jaguariúna promove a Campanha Contra o Câncer de Boca, no dia 04 de…
A Campanha Contra o Câncer de Boca realizada junto com o Dia D de vacinação contra a gripe. Todos os moradores que forem tomar a vacina contra a gripe vão passar por um exame de boca para detectar possíveis lesões na região.
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
A dentista do Departamento de Saúde Bucal de Jaguariúna, Liliam Paukowski de Sousa afirma que, se houver algo errado no exame, um material é recolhido e enviado para biópsia. “No caso da biópsia ser positiva para o câncer de boca, o paciente é encaminhado hospitais referência que são Hospital Mario Gatti, Ouro Verde e Unicamp, em Campinas”, afirma Liliam.
Assim como em outros tipos de câncer, o de boca também pode ser diagnosticado com o auto exame, que também será ensinado a quem for se vacinar. A primeira dica é ficar atento se há no céu da boca, língua ou gengivas e se elas demoram mais de 15 dias para cicatrizar.
Quem não estiver no grupo indicado para a vacinação também pode ir até as UBS e postos para fazer o exame contra o câncer de boca. A dentista Lílian Paukowski de Sousa também chama a atenção para quem são as pessoas com mais risco de ter o câncer bucal. “Os fumantes e as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em grande quantidade, quem tem má higiene ou usa piercings na bola e língua e também aquelas pessoas que usam prótese e não trocam há mais de cinco anos. A exposição ao sol também é outro fator de risco porque além do câncer de pele pode provocar câncer de lábio, então é importante o uso de protetor labial e uso de bonés e chapéu, principalmente pra quem trabalha muito exposto ao sol”. alerta a dentista.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.