Pastoral da Sobriedade e "Lei Lucas" foram tema de debate no Parlamento Metropolitano da RMC
Hortolândia sediou, na última sexta-feira, dia 13, a segunda reunião ordinária do ano do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento, que acontece mensalmente e reúne presidentes de Câmara das 20 cidades que compõem a Região, serviu para…
O segundo tema abordado durante a reunião do Parlamento da RMC foi a “Lei Lucas”, como ficou conhecida o caso levado ao conhecimento da sociedade por Alessandra Zamora. Mãe do garoto Lucas Begalli Zamora de Souza, Alessandra viveu a tragédia de ver seu filho morrer, aos 10 anos, engasgado durante um passeio realizado pela escola particular em que estudava, localizada em Campinas. “Durante uma aula de Estudo do Meio, Lucas engasgou com o lanche que estava sendo servido às crianças, um cachorro quente, porque não havia ninguém treinado para socorrê-lo”, conta.
O caso se transformou numa luta para Alessandra: fazer com que os municípios adotem a “Lei Lucas”, que obriga as escolas a oferecer cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com alunos e professores de creches e escolas da rede pública municipal e particular, instaladas nos municípios. A Lei já foi adotada em Hortolândia, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, e agora será debatida pelo Parlamento da Região Metropolitana de Campinas.
As reuniões ordinárias do Parlamento Metropolitano acontecem sempre na primeira sexta-feira do mês. Em abril, no entanto, o encontro ocorreu na segunda semana, já que muitos participantes estiveram no 62ª Congresso Estadual de Municípios, de 2 a 7 de abril, em Santos.O próximo encontro está previsto para acontecer na Câmara Municipal de Jaguariúna, no dia 4 de maio.Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.