A Câmara Municipal de Holambra sediou, na manhã desta sexta-feira (9), a 15ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O Poder Legislativo de Jaguariúna foi representado pelo vice-presidente, vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva. O encontro debateu o tema “Transporte por Aplicativos”, além de apresentar aos presentes o Estatuto Social do Parlamento.
A RMC foi criada em 19 de junho de 2000, pela Lei Complementar Estadual de São Paulo n° 870. “No entanto, o Parlamento não possui até hoje um Estatuto e esse é um dos temas a serem debatidos na sexta-feira, que será apresentado pelo advogado Willian Alves dos Santos”, comenta o presidente do Parlamento, o vereador de Indaiatuba, Hélio Ribeiro.
O outro tema abordado, transporte por aplicativos, gerou polêmica na Câmara de Hortolândia, que agora expõe no Parlamento a necessidade de se criar um selo comum aos 20 Municípios, para permitir que os carros que ofereçam esse tipo de transporte, possam circular por toda a RMC. A palestra foi comandada por três vereadores daquele Município: Eduardo Lippaus, Paulo Ferreira Filho e Luiz Carlos Silva.
O vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva, destacou a importância do encontro. “Jaguariúna é parte importante desta região e tem contribuído de maneira fundamental nas discussões que visam atender os pleitos da nossa população, em seus mais diferentes aspectos. Juntos, somos ainda mais fortes!”, salientou.
O Parlamento da RMC já debateu temas como segurança pública, emprego, violência contra a mulher, entre outros assuntos que envolvem todos os moradores dessa região, caso da palestra proferida pela médica-oncologista Dra Silvia Brandalise, que na época utilizou o Parlamento para solicitar o empenho de todas as Câmaras para conseguir a liberação junto ao Governo Federal de uma droga essencial para o tratamento de pacientes com câncer, o Asparaginase.