Notícia09 de nov. de 2012
Mauricinho é vice-presidente do Parlamento da RMC
Mauricinho e Edison durante reunião do Parlamento Metropolitano O Presidente da Câmara de Jaguariúna, Mauricinho Hossri foi eleito na quarta-feira (14) vice-presidente do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas. O Presidente da Câmara de Jaguariúna,…
09 de novembro de 20123 min de leituraAtualizado em 12 de jan. de 2016
[caption id="attachment_338" align="alignleft" width="300"] Mauricinho e Edison durante reunião do Parlamento Metropolitano[/caption]
O Presidente da Câmara de Jaguariúna, Mauricinho Hossri foi eleito na quarta-feira (14) vice-presidente do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas.
O Presidente da Câmara de Jaguariúna, Mauricinho Hossri foi eleito na quarta-feira, vice Presidente do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas. Durante a eleição, o Presidente estava acompanhado do Vereador Edison Cardoso de Sá que vem acompanhando de perto as reuniões do Parlamento.
Reunidos na manhã desta quarta-feira (14/3) na Câmara de Nova Odessa, vereadores da RMC (Região Metropolitana de Campinas) realizaram novo encontro do Parlamento Metropolitano. Na ocasião, houve a aprovação do Regimento Interno do órgão de âmbito regional e a eleição da nova Mesa Diretora, comandada a partir de agora pelo presidente do Legislativo de Nova Odessa, professor Adriano Lucas Alves (PSDB). O presidente provisório do Parlamento era José Nazareno Gomes (PT), de Hortolândia, onde houve a reunião anterior no dia 1º de março.
O Parlamento Metropolitano é um órgão de manifestação das Câmaras da região sobre assuntos regionais, criado em abril de 2005. É legitimado pelos Legislativos da RMC, cujas Mesas Diretoras dão o suporte necessário. São levantadas discussões a respeito dos problemas em comum nos municípios, para buscar as soluções conjuntas. Uma das conquistas obtidas após discussões no Parlamento Metropolitano foi a mudança de ligações interurbanas para ligações locais entre diversas cidades da região.
Além do presidente Adriano Lucas Alves (PSDB), o Parlamento Metropolitano ficará composto da seguinte forma: José Nazareno Gomes (PT) como vice-presidente do Polo I (Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor); Adriano Corazzari (PSB) como vice-presidente do Polo II (Campinas, Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba e Itatiba); Silvio Conservani (PV) como vice-presidente do Polo III (Paulínia, Cosmópolis, Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho); e Maurício Hossri (PDT) como vice-presidente do Polo IV (Jaguariúna, Holambra, Santo Antonio de Posse e Pedreira). O secretário administrativo é Hélio Ribeiro (PSB) e o secretário parlamentar, Rogério Maluf (PDT).
Estiveram presentes à reunião 15 vereadores e presidentes de Câmara, vindos de 10 dos 16 municípios da RMC que aprovaram decretos legislativos aderindo ao protocolo estatutário do Parlamento Metropolitano. Quem também compareceu ao evento foi o vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), indicado para participar ativamente do Parlamento junto de Gervásio de Brito (PDT), ambos representando a Câmara de Nova Odessa.
Presidente - "O Adriano tem contribuído muito com os trabalhos do Parlamento e merece ser o novo presidente", ressaltou Zezé Gomes. "Vai estar em boas mãos o Parlamento", emendou Rogério Maluf. Por sua vez, o professor Adriano afirmou que se esforçará para colaborar com o órgão regional. "É uma satisfação muito grande pra mim e um desafio que tenho à frente. Espero poder contribuir com essa organização que defende os interesses regionais através das Câmaras de Vereadores da RMC", garantiu.
Conforme explica o novo presidente, com novas normas o Parlamento Metropolitano se torna mais efetivo e dinâmico em seu funcionamento. "A grande diferença é que deixou de ser um clube privativo de presidentes de Câmaras, passando a ter representatividade de um quinto dos Legislativos da região", frisou Adriano. A novidade foi também ressaltada pelo ex-presidente Rogério Maluf. "Essa abertura foi um enorme ganho ao Parlamento", acrescentou.
Os presentes à reunião decidiram a pauta para a próxima reunião, a ser realizada na Câmara de Holambra em data a definir: os problemas enfrentados na Educação Estadual nas escolas dos municípios da RMC; as dificuldades das indústrias instaladas na região devido à importação de produtos; a criação da FRENCOOP (Frente Parlamentar do Cooperativismo) Metropolitana; e a criação das Comissões Permanentes do Parlamento Metropolitano.
Continue lendo
Outras matérias
19 de junho de 2026
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
18 de junho de 2026
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.
12 de junho de 2026