Em comemoração ao dia da FEB-Força Expedicionária Brasileira, a Câmara Municipal de Jaguariúna depositou uma coroa de flores no obelisco situado à Praça Umbelina Bueno. O ato foi realizado na terça-feira, 08 de maio, data que marca a volta dos pracinhas da FEB que honraram a pátria em solo italiano, durante a 2ª Guerra Mundial.
A homenagem é prestada pela Câmara há 24 anos e foi instituída através de projeto do ex -vereador Armando Pegorari, com o objetivo de render agradecimentos ao ex pracinha Amaro Ceccon, falecido há oito anos, pois quando foi convocado para a Guerra residia em Jaguariúna. Este ano comemora-se o 70º aniversário da tomada de Monte Castelo-término da II Guerra na Europa.
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.