Notícia13 de nov. de 2012
Vereadores Mauricinho e Edison representam Jaguariúna no Parlamento Metropolitano
Vereadores da RMC reunidos em Holambra O Parlamento Metropolitano da RMC ganha força e pode criar a Frencoop Metropolitana-Frente Parlamentar do Cooperativismo-. A próxima reunião do Parlamento será em Jaguariúna. Representando a Câmara Municipal de Jaguariúna,, o Presidente da…
13 de novembro de 20121 min de leituraAtualizado em 12 de jan. de 2016
[caption id="attachment_712" align="alignleft" width="300"] Vereadores da RMC reunidos em Holambra[/caption]
O Parlamento Metropolitano da RMC ganha força e pode criar a Frencoop Metropolitana-Frente Parlamentar do Cooperativismo-. A próxima reunião do Parlamento será em Jaguariúna.
Representando a Câmara Municipal de Jaguariúna,, o Presidente da Casa , Mauricinho Hossri e o Vereador Edison Cardoso de Sá participaram na sexta-feira, dia 18, de uma reunião do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada na Câmara Municipal de Holambra. Entre os assuntos pautados para o encontro estava a criação da Frencoop Metropolitana (Frente Parlamentar do Cooperativismo), para discutir os assuntos relacionados a cooperativas nas cidades da RMC.
Para explanar sobre o assunto foi convidado o Gerente Executivo de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Julio Gushiken, que apontou a organização em cooperativas como uma alternativa importante para o desenvolvimento econômico e social, ajudando não só a população, mas ao crescimento da cidade. Na reunião os vereadores que compõem o Parlamento definiram que a Frencoop Metropolitana será oficialmente instituída na próxima reunião, que acontecerá dia 22 de junho na Câmara Municipal de Jaguariúna.
Outro assunto discutido em Holambra foi sobre o papel a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com participação do Diretor de Eventos da Uvesp, Luis Mario, o Marinho. Ele explicou os mecanismos que a entidade dispõe aos vereadores filiados, e a importância sobre as Câmaras Municipais se unirem por regiões para reivindicarem em conjunto melhorias. Os vereadores presentes também concordaram firmar convênio com a Ocesp e a Uvesp para fortalecer ainda mais seus trabalhos.
O Parlamento Metropolitano é um órgão de manifestação das Câmaras da região sobre assuntos regionais, criado em abril de 2005. Nas reuniões, discussões a respeito dos problemas comuns nos municípios são levantadas para que se possam buscar soluções conjuntas.
Continue lendo
Outras matérias
19 de junho de 2026
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
18 de junho de 2026
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.
12 de junho de 2026