A Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou projeto que declara de utilidade pública a entidade Associação Atlética Rugby Jaguariúna, na sessão do dia 01 de março. De autoria do Vereador David Hilário Neto, o Projeto de Lei nº 056/2015 foi aprovado por unanimidade o que levou o plenário-com vários atletas do Rugby presentes , ovacionar a decisão dos vereadores. “Estou muito feliz com a conquista destes atletas” , enfatizou Davizinho.
O projeto tem dois grandes objetivos , sendo um de meio e outro de fim. O meio versa sobre a responsabilidade social do projeto, por ser um grande braço dos Conselhos Municipais, observando o comportamento das crianças, passando assim para os órgãos responsáveis, se necessário. Ja nos objetivos de fim, trata-se da viabilidade da criança se tornar um atleta, compondo a categoria de base do clube podendo até chegar ao alto nível, como por exemplo alunos do Projeto na Favela de Paraisópolis “Rugby para todos” onde conseguiram esse êxito.
O projeto permite ainda a criação de um universo de jogadores, e esta boa ligação entre clubes e redes de ensino pode se transformar em um celeiro de atletas na transição do Rugby escolar para o Rugby de clube. O Jaguars Rugby oferece material didático, material esportivo, palestras, atividades semanais nas escolas e em sua sede, todas ministradas por profissionais na área de educação com conteúdo prático de Rugby. Atualmente o projeto tem a participação de mais de 300 crianças, atuando em várias escolas e pólos.
O que é Rugby?
O Rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico e hoje é o segundo esporte de equipes mais conhecido no mundo, sendo superado apenas pelo futebol.
Com grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby union, com 15 jogadores, em seguida está o league (com 13 jogadores) e a sua variação olímpica o seven (com 7 jogadores). Além dessas variações ainda há o rugby de praia, de toque (touch), em cadeira de rodas e subaquático.
Vence uma partida de rugby a equipe que conquistar o maior numero de pontos. Para isso deve levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo, além de conversões e penais.
A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm a 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversão de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento .