Projeto de Lei aprovado pelos vereadores dispõe sobre atendimento preferencial aos consumidores que usam sacolas reutilizáveis.
Os vereadores aprovaram por unanimidade, em segunda discussão, projeto de lei que dispõe sobre atendimento preferencial aos consumidores que usam sacolas reutilizáveis em todos os estabelecimentos comerciais em Jaguariúna. De autoria do Vereador Alfredo Chiavegato Neto o objetivo do projeto é incentivar os consumidores a deixarem de lado, as sacolas plásticas fornecidas no comércio.
De acordo com o vereador, as sacolas de plástico perduram, por aproximadmente, 450 anos para se decompor, prejudicando e muito o meio ambiente. A utilização de sacolas retornáveis, feitas de tecido, lona ou outro material de uso contínuo contribui com a neutralização das emissões de carbono, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
O estímulo da diminuição do uso das sacolas plásticas também ajuda na redução dos problemas com aterros sanitários, da poluição dos rios e mares, além de colaborar com o uso racional de recursos naturais e energia gasta com a fabricação das sacolas plásticas.
O projeto de lei segue para o executivo e aguarda a sanção do Prefeito.