O Presidente da Câmara de Jaguariúna, Mauricinho Hossri foi eleito na quarta-feira (14) vice-presidente do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas.
O Presidente da Câmara de Jaguariúna, Mauricinho Hossri foi eleito na quarta-feira, vice Presidente do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas. Durante a eleição, o Presidente estava acompanhado do Vereador Edison Cardoso de Sá que vem acompanhando de perto as reuniões do Parlamento.
Reunidos na manhã desta quarta-feira (14/3) na Câmara de Nova Odessa, vereadores da RMC (Região Metropolitana de Campinas) realizaram novo encontro do Parlamento Metropolitano. Na ocasião, houve a aprovação do Regimento Interno do órgão de âmbito regional e a eleição da nova Mesa Diretora, comandada a partir de agora pelo presidente do Legislativo de Nova Odessa, professor Adriano Lucas Alves (PSDB). O presidente provisório do Parlamento era José Nazareno Gomes (PT), de Hortolândia, onde houve a reunião anterior no dia 1º de março.
O Parlamento Metropolitano é um órgão de manifestação das Câmaras da região sobre assuntos regionais, criado em abril de 2005. É legitimado pelos Legislativos da RMC, cujas Mesas Diretoras dão o suporte necessário. São levantadas discussões a respeito dos problemas em comum nos municípios, para buscar as soluções conjuntas. Uma das conquistas obtidas após discussões no Parlamento Metropolitano foi a mudança de ligações interurbanas para ligações locais entre diversas cidades da região.
Além do presidente Adriano Lucas Alves (PSDB), o Parlamento Metropolitano ficará composto da seguinte forma: José Nazareno Gomes (PT) como vice-presidente do Polo I (Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor); Adriano Corazzari (PSB) como vice-presidente do Polo II (Campinas, Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba e Itatiba); Silvio Conservani (PV) como vice-presidente do Polo III (Paulínia, Cosmópolis, Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho); e Maurício Hossri (PDT) como vice-presidente do Polo IV (Jaguariúna, Holambra, Santo Antonio de Posse e Pedreira). O secretário administrativo é Hélio Ribeiro (PSB) e o secretário parlamentar, Rogério Maluf (PDT).
Estiveram presentes à reunião 15 vereadores e presidentes de Câmara, vindos de 10 dos 16 municípios da RMC que aprovaram decretos legislativos aderindo ao protocolo estatutário do Parlamento Metropolitano. Quem também compareceu ao evento foi o vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), indicado para participar ativamente do Parlamento junto de Gervásio de Brito (PDT), ambos representando a Câmara de Nova Odessa.
Presidente – “O Adriano tem contribuído muito com os trabalhos do Parlamento e merece ser o novo presidente”, ressaltou Zezé Gomes. “Vai estar em boas mãos o Parlamento”, emendou Rogério Maluf. Por sua vez, o professor Adriano afirmou que se esforçará para colaborar com o órgão regional. “É uma satisfação muito grande pra mim e um desafio que tenho à frente. Espero poder contribuir com essa organização que defende os interesses regionais através das Câmaras de Vereadores da RMC”, garantiu.
Conforme explica o novo presidente, com novas normas o Parlamento Metropolitano se torna mais efetivo e dinâmico em seu funcionamento. “A grande diferença é que deixou de ser um clube privativo de presidentes de Câmaras, passando a ter representatividade de um quinto dos Legislativos da região”, frisou Adriano. A novidade foi também ressaltada pelo ex-presidente Rogério Maluf. “Essa abertura foi um enorme ganho ao Parlamento”, acrescentou.
Os presentes à reunião decidiram a pauta para a próxima reunião, a ser realizada na Câmara de Holambra em data a definir: os problemas enfrentados na Educação Estadual nas escolas dos municípios da RMC; as dificuldades das indústrias instaladas na região devido à importação de produtos; a criação da FRENCOOP (Frente Parlamentar do Cooperativismo) Metropolitana; e a criação das Comissões Permanentes do Parlamento Metropolitano.