O presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, Afonso Lopes da Silva, o Silva, participou, na última sexta-feira (4), de mais uma sessão ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas. O encontro aconteceu na cidade de Monte Mor. Silva é o vice-presidente do parlamento, que reúne vereadores das 22 cidades que compõem a RMC, se reunindo mensalmente em cada um dos municípios.
No encontro de Monte Mor, o principal assunto tratado foi o transporte, com participação de Edson Zilião, Gerente Regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) órgão do Governo do Estado que regula o funcionamento das empresas de ônibus que prestam estes serviços dentro de nossa região. Zilião respondeu a diversas perguntas dos vereadores, principalmente sobre valores de tarifas e mudanças de itinerários.
Silva aproveitou a presença do representante da EMTU para questionar sobre dois pontos: a implantação de mais linhas ligando as cidades da RMC, sem a necessidade de se passar necessariamente por Campinas e a implantação de pontos de ônibus com abrigos na Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros, a Campinas – Mogi, no sentido Campinas-Jaguariúna, para os usuários da linha 612.
“Muitos passageiros que vêm de Campinas não contam com pontos adequados para desembarcar. Quando questionados, a EMTU diz que a responsabilidade é da Artesp, que, por consequência, determina que a responsabilidade é da Concessionária Renovias. Precisamos ter bem claro quem são os responsáveis, para que possamos as devidas cobranças, pensando no bem estar da população”, reiterou Silva.
A próxima sessão ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC está prevista para acontecer no dia 1º de abril, na cidade de Vinhedo.