Vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna participaram, nesta sexta-feira (11), do lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. O evento contou com a presença de vários prefeitos da região, como o prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. O lançamento aconteceu no Hotel Vitória, em Campinas.
O programa do Governo Federal é realizado em parceria com os municípios, e busca amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia. Ele consiste no oferecimento de bolsas pelas prefeituras para jovens entre 18 e 29 anos, e pessoas acima de 50 anos. As contratações se dão em regime de meio turno, pagando uma bolsa de meio salário-mínimo, com a condição de que no outro turno a pessoa realize algum curso de qualificação. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.
Representando o Poder Legislativo local estiveram o presidente da Câmara Municipal Afonso Lopes da Silva, o Silva, e os vereadores Romilson Silva, Ton Proêncio, Menezes do Canil e José Muniz. Gustavo Reis destacou a importância do programa para a região. “É importante para que a gente possa gerar novos empregos e dar oportunidade para as pessoas que estão no mercado informal fazer um curso de qualificação e desempenhar novas funções nas prefeituras das cidades da Região Metropolitana de Campinas”.
Afonso Lopes da Silva, o Silva, também destacou a importância do programa de qualificação. “A pandemia trouxe consequências drásticas para a economia, acarretando em desemprego e levando muitos trabalhadores para a informalidade. Requalificar esses trabalhadores e permitir que eles voltem ao mercado de trabalho vai possibilitar, a médio prazo, melhoras nos índices de empregabilidade em nossa região”, afirmou.