A Câmara Municipal de Jaguariúna sedia, nesta quarta-feira (20), às 9 horas no plenário, uma palestra de orientação sobre o Fundo de Infância e Adolescência de Jaguariúna. Na oportunidade, serão detalhadas as instruções para destinação de doações dedutíveis do Imposto de Renda, tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica. Representantes das entidades da cidade que podem ser beneficiadas também estarão presentes.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2021 foi prorrogado para 31 de maio e ainda dá tempo de fazer doações a projetos sociais por meio da declaração. Para quem ainda não fez o envio, é possível doar parte do imposto devido para fundos sociais que destinam os recursos a organizações de todo o país. A doação, que é deduzida do IR, pode ser feita no ato de preenchimento da declaração.
Segundo Afonso Lopes da Silva, o Silva, essa será uma grande oportunidade para todos conhecerem essa forma de doação para as entidades. “Como o prazo para a entrega das declarações foi adiado para o final de maio, ainda dá tempo de disponibilizar uma porcentagem do imposto devido para entidades que tanto precisam. Para o contribuinte pode parecer pouco, mas para quem tanto precisa esse dinheiro é fundamental”, afirmou.
Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% ao fundos do Idoso. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar. A doação não interfere em outras deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte.
Silva convida toda a população para participar da palestra. “Representantes do Fundo da Infância e Adolescência de Jaguariúna estarão presentes, assim como membros das entidades, para tirarem todas as dúvidas. Vamos fazer o bem àqueles que tanto precisam, usando parte do nosso imposto devido”, concluiu.
Na doação para os fundos, sem a escolha de uma organização específica, o valor arrecadado entra em um montante e chega até as organizações por meio de editais para a submissão de projetos a serem financiados pelo fundo. Ainda é possível também doar diretamente a alguma instituição cadastrada, caso essa instituição esteja aberta para doação direcionada.