A Câmara Municipal de Jaguariúna sediou, na última terça-feira (28), uma palestra em alusão ao Mês da Consciência Negra. Intitulada “Preconceito racial no nosso cotidiano”, a palestra foi ministrada por Camila Alves Hessel Reimberg. Ela é Doutora em Filosofia do Direito pela USP; Mestre em Direito Civil pela PUC-SP; Especialista em Direito Contratual, também pela PUC-SP; Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC Campinas; Advogada sócia de TTR Advogados; e Professora dos Cursos de Direito da UniFAJ e da Unimax.
O evento foi organizado pelo vereador Afonso Lopes da SIlva, o Silva, que anualmente realiza ações voltadas ao tema. A plateia foi formada por advogados, representantes do movimento negro, estudantes e membros da sociedade civil. Além do vereador Silva, Romilson Silva, presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, também prestigiou a palestra.

Afonso Lopes da Silva destacou a importância do tema. “O preconceito é uma realidade em nossa sociedade, por mais que muitos tentem fingir que não. Discutir e debater esse assunto traz à tona uma situação pela qual todos devemos combater, que é a diferenciação de tratamento entre pessoas que vivem em sociedade”, ressaltou.
Já Romilson Silva, presidente da Câmara Municipal, ressaltou que o Poder Legislativo está sempre aberto para debater temas importantes e sensíveis para a sociedade. “A Câmara é a casa do povo, aqui são debatidos e votados projetos importantes para a população. O preconceito racial é real e não pode ser escondido ou dissimulado. Precisa ser, na verdade, esclarecido e combatido por todos nós”, finalizou.