O mês de novembro é destacado para a conscientização sobre a saúde masculina. Apesar de silencioso em suas fases iniciais, o câncer de próstata pode ser detectado por meio de exames preventivos. As chances de cura podem passar de 95% quando a doença é detectada no início. No entanto, muitos homens ainda enfrentam preconceitos e barreiras culturais que dificultam a realização do exame. A campanha Novembro Azul busca desmistificar esses tabus, promovendo um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde.
Pensando nisso, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaguariúna apresentou, na última terça-feira (26), um vídeo produzido pela TV Senado, com uma entrevista do Dr. Daniel Vargas, médico oncologista. Participaram da conscientização servidores do Poder Legislativo, tanto homens quanto mulheres, que tiraram dúvidas sobre o câncer de próstata.
Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2022/2023, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela. O Novembro Azul quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.