Em comemoração ao dia da FEB-Força Expedicionária Brasileira, a Câmara Municipal de Jaguariúna deposita, anualmente, uma coroa de flores no obelisco situado à Praça Umbelina Bueno. No entanto, devido aos cuidados na prevenção contra o coronavírus, a coroa não será depositada neste ano, mas a data não foi esquecida.
O dia 8 de maio marca a volta dos pracinhas da FEB que honraram a pátria em solo italiano, durante a 2ª Guerra Mundial. A homenagem é prestada pela Câmara há 26 anos e foi instituída através de projeto do ex -vereador Armando Pegorari, com o objetivo de render agradecimentos ao ex pracinha Amaro Ceccon, falecido há oito anos, que quando foi convocado para a Guerra residia em Jaguariúna. Este ano comemora-se o 75º aniversário da tomada de Monte Castelo, marcando o término da II Guerra na Europa.
Walter Tozzi, presidente da Câmara, destaca a importância da homenagem, e explica a não entrega da coroa de flores neste ano. “Infelizmente, esta pandemia nos obriga a tomar algumas medidas de precaução, para o bem de todos. Não faremos a simples, mas singela cerimônia de colocação da coroa no obelisco, mas fazemos questão de homenagear esses verdadeiros heróis brasileiros, em especial a memória do senhor Amaro Ceccon. À eles, nossos mais sinceros agradecimentos”, afirmou.
As vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Teatro de Operações da Itália, contra as forças do Nazi-fascismo, marcaram uma das mais belas páginas da História do Brasil. A Batalha de Monte Castelo, a mais terrível da Campanha Expedicionária, foi a primeira de uma série de vitórias expressivas das tropas brasileiras, que culminou com a rendição de 14.779 militares de três divisões alemãs, além de 4.000 animais e 2.500 viaturas, na região de Collecchio e Fornovo di Taro. Assim, a FEB contribuiu de maneira decisiva para o rompimento da Linha Gótica e para a ofensiva final dos aliados naquela frente.