Representando a Câmara Municipal de Jaguariúna, o vereador Ângelo Roberto Torres, presidente da Comissão Permanente de Obras, Planejamento, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Transportes participou do Fórum em que Frente Parlamentar vê o transporte ferroviário como alternativa na RMC-Região Metropolitana de Campinas.
Representando a Câmara Municipal de Jaguariúna, o Vereador Ângelo Roberto Torres, que também é Presidente da Comisssão Permanente de OBras , Planejamento, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Transportes Participou do Fórum em que uma Frente Parlamentar vê o transporte ferrroviário como alternativas na RMC-Região Metropolitana de Campinas. No encontro Neguita teve oportunidade de estar com várias autoridades como o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, O Secretário de Transportes de Campinas, Sérgio Benasssi e o Presidente da Frente Parlamentar de Logística, Deputado Gerson Bittencourt entre outros.
Com o salão vermelho da Prefeitura lotado, o debate reuniu prefeitos da região, vereadores, deputados e entidades em um tema onde há consenso-ligar Jundiaí, Louveira, Vinhedo, valinos e Campinas pelo trem de subúrbio, para que seja o embrião de uma rede metropolitana de transporte sobre trilho na região metropolitana.
O Presidente da Frente Parlamentar de Logística, Gerson Bittencourt disse que a ligação por ferrrovia é esssencial porque as estradas já não dão mais conta de integrar as cidades. “O movimento está avançando e conseguimos que o Governo do Estado, que antes descartava totalmente a proposta, contratasse estudo e já avaliassse a posssibilidade de termos os trens da CPTM até Campinas”, afirmou.
A partir das informações do estudo, a Secretaria de TRansportes Metropolitanos vai elaborar um conjunto de diretrizes para novos eixos que demostrem viabilidade para o transporte de passageiros sobre Trilhos. Embora a ferrrovia vá até a Capital, a proposta é que ele seja um trem metropolitano, ligando Campinas, Valinhos, Vinhedo, Luveira, Jundiaí e mais cidades até São Paulo.
O Estudo que vai atestar a viabilidde da extensão dos trilhos da Companhia Paulista de TRens Metropoliotanos (CPTM) de Jundiaí a Campinas está concluído, mas o governo do estado ainda aguarda os relatórios finais que estão sendo elaborados pela oficina Engenheiros Consultores Asssociados S/C, para divulgar se o projeto defendido por prefeituras, deputados, asssociações será possivel de ser executado.
A extensão do trem de subúrbio é parte de um amplo estudo sobre a mobilidade na chamada macrometrópole paulista, que engloba as regiões metropolitanas de São Paulo, Santos e Campinas, além das regiões de Sorocaba, São José dos Campos e Campinas, além das regiões de Sorocaba, São José dos Campos e o aglomerado urbano de Jundiaí.