A Câmara Municipal de Jaguariúna recebe, nesta sexta-feira (3), a reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Devido às restrições da pandemia, o evento, que reúne representantes das câmaras municipais de todas as cidades da região, será realizado no Teatro Dona Zenaide, à partir das 10 horas.
O Parlamento da RMC foi formado para unificar os projetos legislativos que sejam do interesse de todos os municipios. Dentro do parlamento foram criadas também comissões permanentes, que discutem proposituras nas mais diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico e Transporte e Mobilidade Urbana.
Na reunião desta sexta-feira (3), além dos assuntos em pauta discutida entre os vereadores, haverá uma palestra com Guilherme Campos, diretor do Sebrae Campinas, que abordará o tema “Inclusão Produtiva para a Retomada da Economia”. Será aberto ainda um espaço para perguntas dos participantes do encontro.
O Parlamento Metropolitano da RMC tem como presidente o vereador José Carlos Silva (PSB), o Zé Carlos, também presidente da Câmara Municipal de Campinas. O vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva, presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, é o primeiro vice-presidente do Parlamento.
Silva destaca a importância de sediar um evento de interesse regional. “Jaguariúna tem se colocado na vanguarda da luta pelo atendimento pleno das necessidades de sua gente. Agora, recebendo o Parlamento da RMC, vamos juntar nossas forças para melhorar a vida de cada um dos moradores de nossa região”, afirmou.
A Região Metropolitana de Campinas foi criada em 2000 e é integrada pelos municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. É a segunda maior região metropolitana do Estado de São Paulo em população, com mais de 3,1 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).