A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de Decreto Legislativo nº 002/2018, do vereador Romilson Nascimento Silva, que dispõe sobre a concessão de título de “Cidadã Jaguariunense” à Sra. Juliana Belinatti Menardo. A votação secreta, como determina o Regimento Interno, foi realizada na sessão ordinária da última terça-feira, dia 13.
Na justificativa do projeto, consta que a homenageada nasceu em Nova Odessa, interior de São Paulo, em 12 de abril de 1978. Com 12 anos veio morar com sua família em Cosmópolis, onde seu pai atuava no ramo de tecelagem. Terminou os seus estudos do Ensino Médio no Colégio de Aplicação Pio XII, em Campinas. Descendente de italianos, escolheu o norte da Itália para morar por 3 anos, na pequena cidade de Lurisia.
Juliana é casada com Alessandro Mazzonetto, com quem tem uma filha: Valentina. Formou-se em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, em 2001 e foi inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil no mesmo ano. Cursou Pós – Graduação em Direito Tributário, na Esamc – Campinas, em 2010. Exerceu a advocacia por 10 anos, sendo que nos últimos dois anos, advogou no campo do Direito Público, junto à Prefeitura Municipal de Cosmópolis. Em 2011, foi aprovada no concurso público para ingresso na carreira de Delegada de Polícia do Estado de São Paulo e na Academia de Polícia Civil conquistou a 8ª posição dentre 200 aprovados.
Iniciou a carreira como Delegada de Polícia Plantonista, na cidade de Barueri e já em 2013 assumiu a titularidade de Delegada de Polícia de Holambra, permanecendo neste cargo até 2017. Neste período, atuou também como Delegada responsável pelo expediente da Delegacia de Defesa da Mulher de Mogi Guaçu. No final do ano de 2017, em promoção à carreira, assumiu a titularidade da Delegacia de Polícia de Jaguariúna onde exerce até hoje. Posteriormente, assumiu também como Coordenadora do Plantão Permanente de Jaguariúna, que atende além de Jaguariúna mais três outras cidades: Pedreira, Santo Antonio de Posse e Holambra.
Em reconhecimento por seu desempenho, recebeu em 2017, Moção pela Câmara Municipal de Holambra. No mesmo ano, foi reconhecida por esta Casa de Leis, ao receber Moção por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de Delegada Titular de Jaguariúna. Aqui em Jaguariúna, foi a responsável pela instalação e funcionamento do Setor de Proteção à Mulher na Delegacia de Polícia, onde inaugurou um setor especializado de combate à violência doméstica. No pouco tempo que Dra. Juliana está na cidade é possível ver o resultado de seu trabalho, a sua disposição em cuidar da segurança do Município, com uma atenção especial voltada à mulher.
Como forma também de homenagear as mulheres, a apuração dos votos ao Projeto de Decreto Legislativo foi feita pelas vereadoras Inalda Lúcio de Barros Santana e Taís Camellini Esteves. A honraria será entregue à estimada Senhora Juliana Belinatti Menardo, em sessão solene ou em data festiva a ser oportunamente convocada pela Presidência.