A Câmara Municipal de Jaguariúna sediou, na última sexta-feira, a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Campinas, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No formato híbrido, a reunião contou com a participação de representantes de Jaguariúna, Pedreira, Cosmópolis, Holambra, Santo Antônio de Posse, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva, entregou ao diretor executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, um ofício solicitando apoio do órgão para a regionalização da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Silva fez a entrega do documento à Bill juntamente com o vereador José Alaércio de Toledo Lima Júnior, o Dr. Júnior, que é médico.

Segundo Silva, a regionalização da Cross é de fundamental importância e por isso precisa ser amplamente debatida. “Com essa regionalização teremos um atendimento mais rápido e eficaz aos usuários da Saúde de toda nossa região. Hoje, com a regulação sendo feita em São Paulo, acaba ocorrendo uma demora na oferta de vagas e, consequentemente, no tratamento dispensando aos pacientes.”, afirmou.
Afonso Lopes da Silva, que também é vice-presidente do Parlamento Metropolitano da RMC, tem discutido o assunto da Cross Regional em todos os encontros com vereadores e demais autoridades. “Não estou lutando sozinho nessa demanda. Sempre que posso protocolo ofícios endereçados ao Governo do Estado para trazer essa regulação também para a região de Campinas, uma das mais importantes de São Paulo”, concluiu.