Jaguariúna conheceu neste domingo seus novos conselheiros tutelares. Mais de 2,5 mil eleitores foram as urnas, totalizando quase 7,8 mil votos. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e adolescentes, os conselheiros tutelares são escolhidos por votação popular a cada quatro anos. O processo de escolha dos conselheiros é composto por quatro fases, todas de caráter eliminatório: exame de conhecimento específico, análise da documentação e registro de candidatura, eleição dos candidatos por meio de voto direto, secreto e facultativo e, para os escolhidos pela população, curso de formação inicial, com frequência obrigatória e carga horária mínima de 40 horas.
Em Jaguariúna foram eleitos: Edemir Bonfim Vasconcelos, com 750 votos; Silvia Maria Malachias, com 734 votos; Inamaia Maria Felippe Vicentin, com 707 votos; Rosimeire Aparecida Arantes, com 633 votos; e Elton José de Oliveira, com 633 votos. Os suplentes serão: Janaína Molina, Maria Aparecida Prudêncio, Soraya Maria Santiago Melchior Marion, Cristiane dos Santos Silva e Moacir Eduardo Camilo.
Garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Essa é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.