A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Operações e Inteligência (COI), em solenidade na sede da Policia Municipal. Trata-se de um sistema de monitoramento de 40 câmeras instaladas nas principais ruas de comércio e avenidas da cidade, com alta definição e capacidade para fazer imagens a um raio até de dois quilômetros.
A Câmara Municipal esteve representada no evento pelo presidente Walter Luís Tozzi de Camargo, além dos vereadores Cássia Murer Montagner, Romilson Nascimento Silva, Afonso Lopes da Silva, José Muniz, Ângelo Roberto Torres e Inalda Lúcio de Barros Santana.
Outras autoridades presentes foram o prefeito Gustavo Reis, o juiz Marcelo Forli Fortuna, o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna Renato José de Almeida Chaves Filho, o delegado Erivan Vera Cruz, a Presidente da OAB Carminha Santiago, o Comandante da Guarda Municipal de Jaguariúna Paulo Cesar Altheman, entre outros.
O presidente da Câmara, Walter Luís Tozzi de Camargo, destacou os avanços que a administração municipal tem conquistado para a população de Jaguariúna. “Investir em equipamentos é uma das partes da Segurança Pública. Investir em pessoas também. O prefeito Gustavo Reis tem feito isso com maestria no seu governo, com investimentos na Policia Municipal, no Corpo de Bombeiros Municipal, na Defesa Civil e agora com máquinas, equipamentos modernos, trazendo para Jaguariúna a paz e a tranqüilidade que todos almejamos”, citou.
Da central, que fica na sede da Polícia Municipal, os policiais acompanham tudo por monitores de 40 polegadas cada com alta definição, e também recebem denúncias e ligações de moradores via 153, com o sistema INFOSEG, que garante maior sigilo nos contatos.
O prefeito comemorou mais uma iniciativa que vai contribuir para o bem estar da sociedade jaguariunense. “Hoje é um dia feliz porque estou cumprindo mais um plano que era meta no meu projeto de governo: um sistema de vigilância inteligente, que com certeza vem para confirmar o quanto é seguro viver na nossa cidade. Jaguariúna é uma das cidades com os melhores índices no quesito segurança pública na RMC e agora estamos ainda mais seguros”, afirmou Gustavo Reis.
A licitação para a instalação e manutenção dos equipamentos foi feita com a Talentech Tecnologia Ltda, por um período de 4 anos e de acordo com a própria empresa, o custo para manter o sistema do COI funcionando é de R$ 68 mil, incluindo a central de imagens.
O Centro de Operações e Inteligência fica na sede da Polícia Municipal, na Avenida Prefeito Laércio José Gothardo, 1831, no centro de Jaguariúna.