Na última sessão da Câmara , os vereadores foram surpreendidos pela presença de uma equipe de Jiu-Jitsu que veio para agradecer o incentivo da casa ao esporte.
O Esportista Cristiano José Cecon usou a Tribuna Livre, na última sesão da Câmara para agradecer os vereadores a aprovação do Projeto de criação do “Dia do Jiu-Jitsu”, que passou a fazer parte do calendário oficial de Jaguariúna e será comemorado no terceiro domingo do mês de julho de cada ano.
De autoria do Vice-Presidente, vereador Mauricinho Hossri, a criação do dia do jiu jitsu tem o objetivo de incentivar ainda mais o esporte que já é muito praticado em Jaguariúna e vários praticantes de destacam com muita notorieadade, nas mais diversas faixas, conquistando premios diversos, colocando o nome do MUnicipio no cenário nacional.
Durante a solenidade de agradecimento , várias pessoas que de alguma forma contribuiram para a expansão do esporte na cidade foram homenageadas, com a Jornalista Gislaine Matias, o Secretário Municipal, Adelmo Alves Lindo e os vereadores Mauricinho Hosrri e Edison Cardoso de Sá. Participou também o campeão mundial de Jiu-Jitsu, Márcio Sapo.
Segundo alguns historiadores o Jiu-Jitsu ou arte suave, nasceu na índia, através dos monges budistas, que desenvolveram uma técnica baseada nos principios do equilibrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas evitando o uso da força e de armas para se defenderem. Com a expansão do budismo, o Jiu Jitsu percorreu o sudeste asiático, a china e enfim, popularizou-se no Japão.