Indaiatuba sediou, na última sexta-feira, dia 2, a primeira reunião ordinária do ano do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento, que acontece mensalmente e reúne presidentes de Câmara das 20 cidades que compõem a Região, serviu para compartilhar experiências em um tema mais que importante: direitos e defesa da mulher. A Câmara de Jaguariúna esteve representada pelo vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva (PPS), vice-presidente do Legislativo local.
O encontro, presidido pelo vereador e presidente da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, contou com duas palestras: “Procuradoria Especial da Mulher”, proferida pela Deputada Estadual Clélia Gomes e “Patrulha Maria da Penha”, proferida pelo secretário de Segurança Pública do município de Monte Mor. Adelício Paranhos da Silva.
Segundo Silva, é fundamental discutir temas importantes como estes em âmbito regional. “Jaguariúna já conta com ações semelhantes a Patrulha Maria da Penha, que visam garantir os direitos de proteção e defesa das mulheres. Entendo que isso deva ser levado a todas as cidades da RMC, através de planejamento e ações conjuntas”, afirmou.
As reuniões ordinárias do Parlamento Metropolitano acontecem sempre na primeira sexta-feira do mês. O próximo encontro está previsto para acontecer na cidade de Hortolândia, no dia 6 de abril.