O presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna Afonso Lopes da Silva, o Silva, participou, nesta sexta-feira, da inauguração da Sala de Terapia Snoezelen na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Também estiveram presentes o prefeito Gustavo Reis e o vereador Ton Proêncio. A sala foi apresentada pelo presidente da Apae, Nelson Patrocinio, e por terapeutas e demais funcionárias da entidade.

Snoezelen é um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, assim como o sentido propriocetivo (noção do corpo e da posição em que se encontra) e o vestibular (relacionado com o equilíbrio). As técnicas de Snoezelen possibilitam a estimulação sensorial de crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações. A sala de Jaguariúna é uma dos poucas disponíveis no estado e única na Região Metropolitana de Campinas.
Silva enfatizou a importância do espaço para o atendimento dos alunos da Apae Jaguariúna. “O Snoezelen proporciona experiências multisensoriais, de acordo com as necessidades da pessoa, partindo das suas capacidades e respeitando o seu tempo e ritmo. Não tenho dúvidas do quanto vai melhorar o atendimento prestado nesta entidade que já é reconhecida por seu dignificante trabalho”, afirmou.

A terapia snoezelen surgiu nos anos 70 através de dois terapeutas holandeses – Jan Hulsegge e Ad Verheul – enquanto estes trabalhavam no instituto de Hartenberg, centro para pessoas com incapacidades intelectuais. Estes terapeutas construíram uma tenda multissensorial com efeitos simples como uma ventoinha a soprar tiras de papel, tinta misturada com água projectada num ecrã, instrumentos musicais, objetos táteis, objetos perfumados, sabões e comida com sabores fortes.