Os vereadores decidiram pela retirada da pauta do requerimento denúncia contra o Vereador Zidane pela falta de decoro parlamentar por manifestações incompatíveis com a de um representante do Legislativo.
Os vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna decidiram pela retirada da pauta ,o “requerimento denúncia” contra o Vereador Willian de Souza Silva Zidane pela falta de Decoro Parlamentar por manifestações incompatíveis com a função de representante do Legislativo, após postagens no seu perfil da rede social “facebook”, no último dia 04 de julho.
O Presidente da Casa, Alfredo Chiavegato Neto , autor do requerimento aceitou a retratação do vereador na Tribuna, que se desculpou frente a todos os vereadores , admitindo que se equivocou nas suas colocações em relação aos vereadores e a Câmara .
A denuncia partiu da da presidência da Câmara por falta de decoro parlamentar, e por consequência, instauração do regular processo para cassação do Vereador Zidane. Toda a história teve início com as afirmações proferidas pelo vereador e levadas a público através de rede social, no dia 04 de julho passado. Conforme dispõe o inciso 1º do artigo 329 do Regimento Interno da Câmara-“considera-se atentatório ao decoro parlamentar usar, em discurso ou preposição, expressões que configurem crimes contra a honra ou contenham incitamento à prática de crimes”.
Em suas postagens o Vereador denunciado afirmou que “A câmara de Jaguariúna renovou, mas continua viciada”, ‘esconde-esconde-transparência dos atos da câmara é irreal”, entre outras ofensas a Casa e aos seus parceiros vereadores. Um dia após (dia 05) , Zidane se recusou a receber notificação, a fim de que oferecesse provas de suas alegações, no prazo de 48 horas. Diante da recusa, o Vereador foi formalmente notificado, em sessão ordinária no dia 07 de agosto.
Zidane apresentou sua resposta-defesa , mas suas fundamentações descritas não foram suficientes para eximi-lo da “Falta de decoro parlamentar”. Diante disso, foi então aberta a denúncia ao vereador.
Porém, ao se reunirem para a 18ª sessão ordinária ocorrida na terça-feira (20), os Vereadores chegaram ao consenso , de retirar a denuncia da pauta e permitir que o Vereador Zidane tivesse a oportunidade de se explicar. A retratação deve também ser publicada na mesma página em que foram postadas as acusações, condição aceita pelo vereador.
O texto da retirada do-requerimento denúncia- foi votada e aprovada por unanimidade pelos vereadores e ainda esclareceu a todos os presentes no plenário que em casos como este não serão admitidas reincidências.