A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a celebração de Convênio entre a Prefeitura e a Associação Xodó de Bicho, com o objetivo de cooperar para a proteção, doação e cuidados aos animais em situação de abandono ou risco. A verba é de 8 mil mensais. No projeto de Lei, fica definido que as atribuições da Xodó de Bicho não devem ser conflitantes com os serviços ofertados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município.
Com o texto aprovado, o Município fica autorizado a conceder uma contribuição para o exercício de 2016 de até R$ 96.000,00 (noventa e seis mil reais), computando assim R$ 8.000,00 (oito mil reais ) por mês. A aplicação da contribuição fica condicionada à prestação de contas perante à prefeitura, nos moldes estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A Vereadora Rita Bergamasco não mediu esforços para a aprovação do texto e correu junto com os representantes da ONG no sentido de sensibilizar o Poder Executivo para que enfim o convênio fosse firmado. Mesmo a frente da causa, a vereadora contou sempre com o apoio do Presidente da Câmara, Adilson Abrucêz e dos demais vereadores.
A ONG-Xodó de Bicho surgiu há cinco anos com a proposta de ajudar a conseguir um lar para animais de rua, auxiliar animais em situação de maus tratos, riscos e também educar a população para o conceito de POSSE RESPONSÁVEL. Em atividade, a Xodó de Bicho já assistiu a cerca de dois mil animais , sendo o elo para centenas de adoções e animais perdidos. Na Xodó de Bichos todos os membros são voluntários e até então , a ONG sobrevivia apenas de doações.