
A bancada feminina da Câmara Municipal de Jaguariúna realizou, no plenário da Casa de Leis, uma reunião nesta terça-feira (28) a fim de discutir a criação de uma Procuradoria da Mulher no Poder Legislativo. A iniciativa é da vereadora Graça Albaran (PSD) e deve ser apresentada como projeto de resolução nos próximos dias.
Segundo a vereadora, o objetivo do projeto é criar novas medidas para acolher as mulheres da cidade, incluindo seus filhos e demais familiares, além de discutir meios de solucionar problemas como desigualdade e os vários tipos de violência que muitas mulheres vivem no dia a dia.
Além disso, outros assuntos foram levantados pelas seis parlamentares que compõem a maior bancada feminina entre os Legislativos, das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Parceria Público-Privada (PPP) como meio de desenvolvimento social e ações do poder público exclusivamente voltadas para as mulheres nas áreas de saúde, educação, segurança, etc., foram pautadas. Também foram discutidos temas como os atendimentos preferenciais e o acolhimento em casos de violência contra a mulher.

Com uma grande bancada feminina, as vereadoras formaram uma coalizão parlamentar que pretende encabeçar os principais projetos em defesa dos direitos das mulheres, bem como fazer alterações legislativas e trativas diretas com o Executivo.