A Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou ontem projeto de lei que beneficia alunos da Escola Pública, portadores de Diabetes. O texto foi encaminhado para sanção do Executivo e é de autoria do Vereador Edison Cardoso de Sá.
De autoria do vereador Edison Cardoso de Sá, a Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou Projeto de Lei que dispõe sobre o fornecimento de alimentação diferenciada para crianças e adolescentes portadoras de diabetes nas escolas públicas municipais. A aprovação se deu por unanimidade pelos vereadores em sua segunda discussão.
O objetivo do projeto é que sejam incluídos nos cardápios do Programa de Alimentação Escolar, sob a responsabilidade do Municípicio, opções de alimentação adequada a crianças e adolescentes portadores de diabetes. Consta ainda no texto que a alimentação especial destinada a estas crianças será definida por Nutricionistas capacitados, sob supervisão técnica de médicos, com a participação do CAE- Conselho de Alimentação Escolar.
Em sua justificativa, o autor do Projeto fala do diabetes como uma doença crônica incurável, que necessita de tratamento e controle adequados, sob o risco de sérios danos à saúde. O tratamento requer restrições na alimentação do paciente e, em alguns casos, o uso de medicamentos.
Ainda é de conhecimento de todos que o diabetes quando mal controlado pode aumentar os riscos de um ataque cardíaco, tornar deficiente a circulação sanguínea, provocar perda de sensibilidade nas pernas e pés, problemas nos olhos (retinopatia diabética) e doenças renais (nefrologia diabética).
Baseado no nível de gravidade que uma Diabetes mal cuidada pode atingir, Edison acredita que seja fundamental que a Prefeitura promova o atendimento das necessidades especificas destes alunos, o que inclui o fornecimento de alimentação diferenciada. De acordo com pesquisas, muitas cidades já adotaram a obrigatoriedade de distribuição de merenda especial para os alunos diagnosticados como portadores de diabetes.