Ficar em casa, no atual contexto de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), é mais do que um ato de segurança, é um gesto de carinho a você e às pessoas que estão no seu entorno. Por isso, a prática do isolamento social se torna ainda mais importante nesse momento. Os critérios elencados pelas autoridades sobre o isolamento social têm embasamento e servem para reduzir a intensidade de infecções, visto que a aproximação com alguém infectado é suficiente para o contágio da doença.
Durante reunião realizada nesta sexta-feira (19) entre os prefeitos que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi decidido, por unanimidade, que a região terá toque de recolher das 20h às 5h, conforme vem sendo feito em Campinas desde quinta-feira (18). A medida passa a valer hoje. Além disso, a maioria dos 20 prefeitos foi contra a antecipação de feriados e contra o lockdown regional neste momento.
Ainda na quinta-feira (18), os vereadores de Jaguariúna se reuniram de forma virtual com o prefeito Gustavo Reis, onde discutiram formas de incentivar o isolamento social, sem, no entanto, afetar ainda mais os comerciantes da cidade. Na reunião o prefeito já havia descartado a possibilidade de lockdown em Jaguariúna.
Afonso Lopes da Silva, o Silva, presidente da Câmara, ressaltou a importância da participação de todos nas ações para evitar o fechamento total da cidade. “Precisamos nos conscientizar que todos nós, cidadãos, precisamos fazer a nossa parte. Só saindo de casa em ocasiões inadiáveis, evitando aglomerações e usando máscara. Quanto mais juntos estarmos nessa luta, mais cedo a normalidade voltará”, enfatizou.
A decisão dos prefeitos levou em consideração ser preciso avaliar os dados das duas semanas epidemiológicas da fase emergencial do Plano São Paulo, criada para conter a epidemia do novo coronavírus (Covid-19). A próxima reunião está marcada para quarta-feira, às 9 horas da manhã.