A Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou moção de congratulações e louvor à todos os Médicos Cubanos que fizeram parte do Programa “Mais Médicos” que trabalharam em Jaguariúna e está se encerrando .A moção de autoria da Vereadora Rita Bergamasco foi aprovada por unanimidade e levou os vereadores a ocuparem a tribuna para agradecer o trabalho realizado pelos profissionais, já que a maioria deles estava no plenário da câmara acompanhando a sessão. A autora da moção foi categórica ao afirmar que se surpreendeu positivamente com o Programa Mais Médicos, ” só tenho a agradecer”, finalizou.
O Presidente da Câmara, Adilson Abrucêz também agradeceu e elogiou o serviço prestado a comunidade de Jaguariúna, assim como o Vereador Alexandre da Silva Santos (Xanddy) que falou do carinho e da simpatia que a equipe médica sempre dispensou aos pacientes. No mesmo cenário de agradecimento, o Vereador Alfredo Chivegato Neto (Fred) diz sentir gratidão pelo trabalho realizado pelos médicos cubanos, Enquanto o Vereador Davi Neto ressaltou que foram mais que médicos com seus pacientes, “foram verdadeiros amigos”. Zidane salientou a importância do trabalho dos médicos e diz ser muito justa a homenagem que estavam sendo submetidos-a moção de congratulações e louvor.
Em 2013 nosso município aderiu ao Programa “Mais Médicos do Governo Federal. Entre as 19 cidades da RMC, 12 cidades aderiram ao Programa.
Na época foram solicitados 20 médicos generalistas para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal, porém foram enviados apenas 15 profissionais.
Sendo assim, foram muitos os pontos positivos do Programa “Mais Médicos”, que em Jaguariúna foi realizados por 14 médicos cubanos e 1 português, pois, ampliou e facilitou o acesso da população às consultas nas unidades de saúde, e ainda possibilitou o início do Projeto saúde da família, levando-se em conta, também o quanto aproximou a população para a atenção básica, fortalecendo esse vínculo. A adesão do Programa fortaleceu a prevenção e o entendimento de que a pessoa precisa ser cuidada na sua integralidade e deixar de ser vista somente por doenças e por órgãos individualizados.
Todavia, vale ressaltar que melhorou os indicadores de saúde, reduzindo as internações por agravos às doenças crônicas e fortaleceu o SUS de Jaguariúna.