A Câmara Municipal de Jaguariúna esteve presente na cerimonia de posse do novo Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi. No evento ocorrido em 21 de março nas instalações situadas à Rodovia SP-340, o Legislativo esteve representado pelo Vice-Presidente da Câmara, Ângelo Roberto Torres (Neguita Torres). Na mesma cerimônia ocorreu o lançamento da plataforma multi-institucional de monitoramento das reduções de emissões de gases de efeito estufa na Agropecuária- Plataforma AB.
O Brasil passa a contar, com uma estrutura física especialmente criada para coordenar o sistema de monitoramento da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária, bem como da dinâmica de estoque de carbono no solo. Trata-se da sede da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa derivadas das ações do Plano ABC (Plataforma ABC).
A coordenação fica estrategicamente situada nas instalações da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP), e vai ajudar no compromisso do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC).
Segundo o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, a plataforma será um fator de agregação de competências das instituições envolvidas no monitoramento do Plano ABC.
Estarão alocadas as competências da Embrapa e de diversas instituições parceiras, capazes de gerar informações para um monitoramento robusto das estimativas de redução das emissões de GEE compromissadas para o Plano ABC. Cabe à plataforma a coleta, organização, análise, armazenamento e zelo pela segurança das informações e estimativas. Para tanto, a Plataforma ABC contará com um comitê diretor, que será responsável pela definição das suas diretrizes macroestratégicas e pelo acompanhamento do seu funcionamento.