A OWLS Consultoria (Wellington Melo Lima) comemorou seus três anos de atividades ligadas à Qualidade, Sustentabilidade, Comunicação e Liderança, realizando palestra intitulada Gestão Inteligente do Meio Ambiente, no dia 02 de junho PP, na Câmara Municipal de Jaguariúna. O evento que teve como anfitriã a OSCIP Trilhos do Jequitibá, apresentou conteúdo moderno e cativante, abordando temas ligados à nova versão da norma ABNT NBR ISSO 14001:2015, assim como suas vantagens trazidas pela implantação e correta utilização.
Esta Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. É destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade. Ela também auxilia uma organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes interessadas.
Compondo a mesa esteve o Presidente da Câmara Vereador Adilson Abrucez, o Vice Presidente Ângelo Roberto Torres – Neguita Torres, Rafaela Rossi e Silvia Cristina Cassoli da Prefeitura de Jaguariúna e Cássio Henrique, representando da ONG Trilhos do Jequitibá. Representantes de empresas como, La Rondine, Facilitie, Flextronics, secretários da Administração Pública, professores e autônomos, também abrilhantaram o evento com suas presenças.
Para finalizar, Carina Lima, leu um texto de sua própria autoria:
SUGIRO
“Sugiro que vocês tenham empatia. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, é o que nos faz sair um pouco de nossos mundos, do nosso eu, e nos faz pensar no coletivo, pensar no meio em que vivemos, é imaginar o quanto nossas ações boas ou ruins impactam na vida de outras pessoas, impactam na natureza, impactam em todas as outras vidas além das nossas.
A empatia gera o respeito. O respeito é aquele que bate em nossas consciências e nos alerta se o que faremos não interferirá negativamente na vida do próximo, é aquele que nos põe à reflexão, nos orienta, e nos faz medir nossas ações.
O respeito não basta, é preciso comprometimento, porque o comprometimento conecta o ser humano com suas responsabilidades, com seus papéis de filho, filha, marido, mulher, de profissional, e principalmente de cidadão, e cidadão do mundo, aquele que precisa estar envolvido com as causas sociais, sejam elas a pobreza, a fome, ou a causa ambiental.
Não basta comprometer-se, é preciso agir, transformar a reflexão, o engajamento em ações concretas, ações que fazem o nosso meio como um todo, um lugar melhor para se viver, se mobilizar a favor da vida.
E mais que tudo isso persistência, pois, para que qualquer ação seja concretizada, é preciso trabalho, é preciso dedicação, disciplina, porque os desafios sempre existirão, obstáculos, imprevistos, e só a persistência faz que não nos esqueçamos aonde queremos chegar, para o que lutamos para o que batalhamos para o que existimos.
Se tudo isso existir, existirá o que chamo de amor pela vida, pela sua vida, pela vida das pessoas que ama, pela vida dos seres que dividem a jornada com você, seja um colega de trabalho ou um animalzinho. Não há prova maior de gratidão à nossa existência que o amor ao meio ambiente, o amor por tudo que nos cerca, o ar que respiramos a água que bebemos o sol que nos faz acordar todas as manhãs e nos dá vida e brilho para enfrentarmos as nossas lutas e anseios diários, e a natureza como um todo, que todo dia nos prova o quanto vale a pena viver.
Mais que respeitar, ame o meio ambiente! “