Na sessão do dia 19 de fevereiro, os vereadores rejeitaram três vetos do Executivo. Os projetos são de autoria dos vereadores Alexandre da Silva Santos (Xanddy), Gerson Antônio (Gerson do Gás) e Willian de Souza Silva (Zidane).
Na sessão do dia 19 de fevereiro, os vereadores rejeitaram três vetos do Executivo. Os projetos são de autoria dos vereadores Alexandre da Silva Santos (Xanddy), Gerson Antônio (Gerson do Gás) e Willian de Souza Silva (Zidane). Diante da rejeição dos vetos pela Câmara, as matérias voltam para o Prefeito que tem dois dias para sancionar. Se não o fizer o Legislativo promulga a Lei.
Semana de Proteção aos Animais
Um dos projetos é do Vereador Willian Zidane que inclui no calendário de eventos do município, a Semana de proteção aos animais, a ser comemorada anualmente, na primeira semana do mês de outubro. Segundo o projeto, a Prefeitura, através das Secretarias de Educação, de Saúde, de Meio Ambiente e de Governo desenvolverá ações mobilizadoras envolvendo alunos e professores na conscientização da defesa e proteção aos animais.
Para incentivar ainda mais os participantes, Zidane sugere no texto que a Prefeitura conceda premiação a escolas ou entidades que se destacarem na execução das ações que envolvam os objetivos desta lei. Ainda para viabilizar o projeto, o autor prevê que se estabeleça parcerias com empresas e organizações privadas . O veto a este projeto foi rejeitado por 10 votos contrários e 02 favoráveis.
Autorização para os condutores de veículos avançar os semáforos entre às 20 e 06 horas
Outro texto que teve o veto rejeitado pelos vereadores por 8 votos contrários e 4 favoráveis foi o de autoria do Vereador Alexandre da Silva Santos que autoriza os condutores de veículos automotores a avançar os semáforos da cidade com indicação de sinal vermelho, entre as 20 e 06 horas, com velocidades iguais ou inferiores a 20 KM por hora.
Segundo a justificativa do Vereador Xanddy , vários cidadãos nos procuraram para dizer que aguardar o sinal abrir nos semáforos no período noturno é muito perigoso, pois há um grande risco de assalto. Ele ressalta ainda que existe uma lei que dá o direito do motorista passar pelo semáforo, no período noturno,quando o sinal vermelho para ele, desde que não haja nenhum veiculo ou pessoa transitando no sentido. “Esta lei pode ser estendida ao nosso Município”, afirma Xanddy.
Prossegui dizendo que muitas vezes, de acordo com a disposição das vias de tráfego apresentadas é seguro ultrapassar o sinal vermelho do semáforo, quando se pode observar com clareza a inexistência de veículos ou pedestres que possam oferecer risco de acidentes. Esta observação vale para velocidade de 30 km por hora ou inferior, que permite observar com atenção todas as vias no arredor e decidir pelo avanço ao sinal vermelho o semáforo com segurança.
Projeto Saúde do Atleta Amador
De autoria do Vereador Gerson do Gás, o texto que inclui no calendário oficial do Município de Jaguariúna o “Projeto Saúde do Atleta Amador” vai virar lei após a rejeição do veto do Executivo por 09 votos contrários e 03 favoráveis. Apaixonado por esporte e competidor profissional, Gerson pretende investir cada vez mais neste setor e ampliar o leque das pessoas envolvidas no esporte amador.
O projeto tem como objetivo tornar oficial os exames médicos gratuitos nos atletas amadores de Jaguariúna. Com isto estimula-se a prática de esportes, trazendo inúmeros benefícios para os seus praticantes além de disciplina, melhora da saúde e auto estima. “Os ideias de superação a que os atletas de propõem demonstram que o corpo humano não tem limites, mas que sempre é capaz de ultrapassar as marcas anteriores, sejam elas em disciplina, força, velocidade ou resistência”, ressaltou Gerson do Gás.
A autoria do Projeto Saúde do Atleta Amador é também de autoria do ex Vereador Cristiano Cecon que ocupou uma cadeira do Legislativo durante um período no ano passado.