Hackers estão enxergando a pandemia do coronavírus como uma oportunidade para aplicar golpes: em um momento em que muitas pessoas precisam instalar novos aplicativos – seja para o trabalho em casa ou para buscar benefícios do governo, fazer compras on-line, etc.
O comunicador Zoom e o app do auxílio de R$ 600 do governo são exemplos de aplicativos muito procurados pelos usuários recentemente e que “inspiram” golpistas a criarem versões falsas para que pessoas descuidadas acabem baixando o conteúdo incorreto.
Com ou sem pandemia, o download de programas e aplicativos é sempre uma das atividades mais arriscadas da nossa rotina com computadores ou celulares.
No smartphone, é importante baixar aplicativos apenas na loja oficial do aparelho: Play Store, no Android, e App Store, no iPhone.
Usuários de iPhone não precisam se preocupar muito com o download de programas não oficiais. A Play Store abre espaço para mais aplicativos do que a Apple Store, aumentando a variedade e dando mais liberdade.
Quando for baixar um aplicativo na Play Store, a loja do Google, observe o seguinte: Quem é o desenvolvedor do aplicativo: o nome que aparece abaixo do nome do app é o do desenvolvedor – a pessoa, empresa ou instituição responsável por ele. Se você está baixando o aplicativo de um banco, por exemplo, é muito importante que o nome do banco esteja nesse espaço.
Se estiver apenas baixando um aplicativo para uma atividade qualquer, leve em conta as datas de cadastro e de atualização do app – não é uma boa ideia instalar um programa que seja muito novo, mas também não é bom instalar um que foi abandonado e não recebe mais atualizações.