Um grupo de crianças portadoras de necessidades especiais visitou as dependências da Câmara Municipal e conheceu de perto o ambiente onde as Leis da cidade são definidas.
Nem mesmo o frio e a chuva que marcaram a tarde da última quinta-feira atrapalharam a visita de um grupo de crianças portadoras de necessidades especiais (surdos e mudos) que vieram conhecer de perto as dependências da Câmara Municipal de Jaguariúna. O grupo foi recebido pelo Presidente da Casa, Mauricinho Hossri e pelos vereadores Edison Cardoso de Sá e Rubens Virgens.
As crianças fazem parte de um Projeto da Prefeitura intitulado “Jaguariúna na palma da mão” e estavam acompanhados pelo Especialista em Deficientes Auditivos, José Marques Neto e da Mãe de um dos alunos, Claudia Delfino de Souza. O Projeto tem o objetivo de trabalhar com os alunos surdos a história de Jaguariúna e lugares significativos que nos remetem ao passado deste Município. Desta forma o aluno estará inteirado dos acontecimentos que fizeram parte desta cidade e terão condições de entender.
Segundo o Projeto, a aprendizagem é oportunizada através de libras como primeira língua e a língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, a segunda. Neste cenário são elaboradas atividades e situações que envolvam o dia-a-dia de uma pessoa, como por exemplo, como utilizar um banco (caixa eletrônico, cheque, cartão de crédito).
Em uma visita rápida, as crianças conheceram as dependências da câmara, assim como o Plenário onde acontecessem as sessões e o Departamento Jurídico , onde os vereadores se reúnem para definir as leis que regem a cidade. Um exemplo foi a instituição da Lei que criou o Dia Municipal dos surdos. Todo dia 23 de setembro é comemorado e a Prefeitura do Municipio promove atividades que possam contribuir para uma reflexão sobre a condição de vida do surdo, possibilitando uma maior inserção social e política.
Além de conhecerem a Câmara, cada um levou para casa um exemplar da Lei Orgânica do Município. Mais tarde se juntou ao grupo a Secretária Municipal de Educação, Cássia Murer Montagner que posou junto com a turma para um foto oficial no Plenário.
Segundo ela este trabalho que vem sendo desenvolvido com estas crianças, também tem como objetivo estreitar o relacionamento delas com a comunidade em geral. Para isso, toda quinta-feira é agendada uma visita nova para o grupo, que hoje é composto de 10 crianças. A Câmara teve o prazer de recepcioná-los.
A Linguagem das mãos
Aprender uma língua não é apenas uma questão de gravar palavras e frases individuais. A essência da linguagem é a capacidade de juntar palavras em novas combinações. Dois motores da linguagem seriam a memorização das palavras e a combinação de pedaços de palavras de acordo com as regras. “A linguagem é uma janela para a natureza humana, que expõe características profundas e universais de nossos pensamentos e sentimentos. Alinguagem não dá conta de tudo o que queremos transmitir. A idéia de incomunicabilidade pode assustar, e desse sentimento compartilham os deficientes.
Surdos, cegos, mudos e afásicos são compelidos a desenvolver linguagens específicas. Para superar suas dificuldades comunicacionais, eles criam e recriam códigos. São novas formas de ver e ler o mundo, de senti-lo, por exemplo, na palma de suas mãos.