Visando estreitar ainda mais os laços com a comunidade e permitir o acesso de todos às informações sobre os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Jaguariúna conta agora com uma importante ajuda para pessoas portadoras de deficiência auditiva.
Já está em funcionamento o VLibras, que é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

No site oficial da Câmara Municipal ele funciona da seguinte forma: toda pagina que tiver em seu corpo textos, o sistema é capaz de “ler” e entender o que está escrito e fazer a conversão em tempo real para a linguagem de sinais.
O funcionamento é bem simples, basta clicar no ÍCONE na lateral do site, e irá abrir a ABA do Ícaro, o personagem do sistema VLibras. O usuário seleciona ou clica em cima do texto e, automaticamente, o sistema interpreta e faz a tradução exibindo para o usuário o conteúdo em Libras.
Para o vereador Walter Tozzi, presidente da Câmara Municipal, a implantação do VLibras é mais um passo no objetivo de permitir uma maior acessibilidade aos trabalhos dos parlamentares. “Todas pessoas têm o direito de conhecer e participar das ações legislativas. Agora são beneficiados os deficientes auditivos, mas já estamos trabalhando também na implantação de ferramentas auxiliares para portadores de outras necessidades especiais”, afirmou.
O site oficial da Câmara Municipal é o www.jaguariuna.sp.leg.br