O tema “Segurança nas Escolas” foi abordado em uma palestra realizada no plenário da Câmara Municipal de Jaguariúna, na última quarta-feira, dia 19. O evento contou com a presença de vereadores e educadores da Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna. A palestra foi ministrada por Carlos Afonso Gonçalves da Silva, delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos do Deic de São Paulo. Silva possui, além da formação em Direito, duas especializações, a primeira em Gestão e Liderança Universitária e a segunda em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal. Também é Mestre em Direito Constitucional e Doutor em Direitos Humanos.
O delegado esteve em Jaguariúna atendendo a um convite feito pelo vereador Cristiano Cecon, que já visitou a unidade especializada do Deic sobre crimes cibernéticos. A prevenção contra ataques nas escolas ganhou ainda mais importância depois do ataque que matou a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, na EE Thomázia Montoro, em São Paulo (SP), e o outro que deixou quatro crianças mortas em uma creche particular, em Blumenau (SC), gerando uma onda de ameaças de novos ataques – e medo – que inundou o país.

Segundo Carlos Afonso, é muito importante que esse assunto seja discutido entre educadores e a população em geral. “Infelizmente este problema, que antes víamos apenas pelos noticiários internacionais, chegou em nosso país. Quanto mais falarmos e discutirmos sobre ele, mais engajamento teremos em campanhas de prevenção e conscientização”, ressaltou.
Romilson Silva, presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, destacou que o Poder Legislativo estará sempre atento às preocupações da sociedade. “Como representantes do povo, temos o dever e responsabilidade de trabalhar e cuidar da nossa gente. Seja com leis que garantam a segurança dos alunos e professores, seja com campanhas que informem e conscientizem a população sobre a prevenção de danos”, enfatizou.