Jaguariúna é a 13ª cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo aponta o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no fim de junho. Considerando as três áreas monitoradas – emprego & renda, educação e saúde – o município se une a outros 10 da região de Campinas entre as 100 cidades com os melhores índices do país.
O resultado foi obtido com base nos dados de 2016. É a análise mais recente utilizando exclusivamente estatísticas públicas oficiais, segundo o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Ao todo, 5.471 municípios brasileiros foram avaliados, e apenas 431 tiveram alto índice de desenvolvimento, o equivalente a 7,9%.
As 11 melhores cidades da região são, nesta ordem: Louveira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Amparo, Indaiatuba, Holambra, Itapira, Pedreira, Campinas e Valinhos. Sete municípios da região ficaram entre os primeiros 50 do Brasil. A capital paulista São Paulo ficou na 137ª posição no levantamento nacional e em 74º lugar no ranking estadual.
O cálculo é feito considerando um índice de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, mais desenvolvida é a cidade.
- Entre 0,0 e 0,4 – baixo estágio de desenvolvimento
- Entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento regular
- Entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado
- Entre 0,8 e 1,0 – alto estágio de desenvolvimento