A cidade de Jaguariúna é líder em Saúde Pública pela segunda vez consecutiva. O ranking é composto pelas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A Saúde conseguiu Alto Grau de Satisfação e registrou 675 pontos. O levantamento foi realizado pela INDSAT durante o 3º trimestre de 2019.
Quando o assunto é Saúde, Jaguariúna se destaca nas pesquisas da INDSAT desde o início de 2017. De lá para cá, a cidade sempre conquistou Alto Grau de Satisfação. Os índices oscilaram entre 694 e 699 pontos em 2017. Em 2018, o melhor resultado foi apresentado no início do ano: 698 pontos. Apesar de nunca ter atingido 700 pontos, a Saúde não chegou a registrar índices considerados medianos pela metodologia INDSAT.
Enquanto o Grau Médio de Satisfação é atribuído aos serviços que conquistam de 500 a 649 pontos, o Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que recebem entre 650 e 799 pontos.
O índice de satisfação é resultado de um cálculo realizado pela INDSAT que leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 pessoas participam da entrevista.
A Saúde Pública conseguiu 50% de aprovação. Do total de entrevistados, 37% classificaram o setor como “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 13%.
Mesmo com o resultado satisfatório, a Saúde está longe de estar entre os melhores serviços avaliados em Jaguariúna. Isso porque outros 10 serviços públicos conseguiram resultado superior a 675 pontos. A INDSAT analisa 16 áreas no município, como Educação, Qualidade de Vida, Transporte Público e Segurança, por exemplo. Os resultados são divulgados trimestralmente.
As 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão dentro da cobertura da INDSAT. As 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba também são pesquisadas.